Publicado em Comportamento, Crônicas, Desabafos, Dicas

Eu nunca vou conseguir um emprego

large-5

 Hoje mais cedo eu e uma amiga resolvemos sair pra poder tomar sorvete, até que ela comentou comigo que estava desempregada e não aguentava mais continuar naquela situação até pela sua idade. Me contou que se sentia muito mal por não poder colaborar nas despesas diárias, aquilo me cortou o coração. E eu me lembrei da situação atual do país aonde existem diversas pessoas tais como a minha amiga, sofrendo em algum lugar. Espero que leiam tudo o que eu vou dizer a seguir.

Minha amiga ama cabelo colorido, e é que nem eu, não sabe se vestir muito bem, na verdade, ela se veste do jeito dela, só que de uma forma mais geek, convenhamos. Ela me contou que já foi chamada pra diversas entrevistas de emprego, e não passou em nenhuma, fora os currículos que ela manda e nem recebe um sinal de alerta. Ainda me contou que o único emprego que conseguiu na vida foi graças a uma amiga. Ela me contou que atualmente está com a paranoia de que nunca vai arranjar um emprego, por não ter um perfil adequado para trabalhar em uma empresa.

Acredito que os locais qual ela procura emprego que não tem perfil pra aceitá-la. Mas sei que isso é a realidade de muitos jovens, e por um tempo foi a minha realidade. Eu realmente passei longos meses da minha vida acreditando que eu nunca iria encontrar um emprego por não ter perfil suficiente e nem capacidade. Mas depois eu passei a valorizar a pessoa qual eu era… Me especializei, fiz cursos, me dediquei mais aos estudos e pronto. Eu agora consegui trabalhar na minha área, depois de muito, mais muito suor e lágrimas mesmo.

Confesso que o tempo que eu fiquei sem trabalhar, eu lembrei em soltar minha criatividade pra ganhar uma grana extra, tais como: Eu vendia bolos de pote, compotas, brigadeiro e truffas, pra poder ter o meu próprio dinheiro. Eu lembro-me quando eu vi um outdoor escrito: Em tempos de crise, crie. Aquilo me motivou e me inspirou super. Já que não tem emprego, eu vou fazer o meu “próprio”.

Estimulei ela a escrever, gravar vídeos e até vender coisas. Gente, vocês não tem ideia o quanto o comércio no quesito alimentação dá dinheiro. Mesmo com a crise, o setor de restaurante talvez tenha sido o que menos sofreu com a queda, até porque ninguém deixa de comer né?

Queria deixar esse recadinho para vocês, em tempos de crise, crie. Se você não foi aceito em uma empresa, bola pra frente que logo logo tem algo melhor pra vocês e outra coisa… Tudo bem que é absolutamente importante sermos sempre nós mesmos, mas muitas vezes devemos deixar de lado algumas coisas da gente, pra poder “agradar” um pessoal do RH. Usar maquiagem, arrumar o cabelo ou usar uma roupa “formal” não vai fazer você deixar de ser quem é… É apenas um jeito de se adaptar. Até porque um ambiente de trabalho é um local que requer mudanças. Aquela famosa frase “dance conforme a música”, e acredite vocês conseguem.

Aproveitem o tempo desempregando, fazendo cursos online, aperfeiçoando, estudando, pois o mercado de trabalho requer muita, mais muita competência mesmo. E não fiquem grilados com empresas que exigem experiencia, volta e meia aparece sempre oportunidades para trainee(pessoas recém-formadas ou prestes a formar), estágios, jovem aprendiz e entre outras modalidades que requer pessoas sem experiencia.

Vocês assim como a Isabella vão conseguir um emprego sim, não desistam, acreditem sempre em vocês mesmo. O melhor está por vir, não fiquem tristes com isso, vocês são absurdamente capazes de tudo.

Deixe um comentário

