Publicado em Crônicas

As pessoas no “buzu”

Todos os dias eu pego o mesmo ônibus de sempre, cada dia eu me surpreendo com as pessoas e as histórias que elas contam. Seja no volume baixo, alto ou até para todos que o cercam.

Fico horas no ponto, esperando o tal ônibus que me leve ao fim de linha da minha rua e preparada para ouvir histórias novas. Chega as mulheres que mais tagarelam, cantam, ouvem música alta e os atrasados que acabam tendo que ficar em pé. Coloco meu capuz, finjo que estou dormindo, apenas para imaginar a situação e fingir que não ouvi.

As moças começam a conversar, falar como foi no trabalho, sobre sua vida. Ponto vai, ponto vem, sempre aparece um conhecido para poder relembrar os velhos tempos e perguntar como anda a vida. Dai surge a conversa nostálgica e os choque de realidade. Quem não tinha filhos agora tem, quem tinha marido se separou e arranjou um novo. Parentes e vizinhos que faleceram, trabalho que saiu, faculdade que entrou e se formou.

Os rapazes, preferem falar sobre suas paqueras, futebol ou politica. Ficam conversando sobre time, o que tem que melhorar, fazer ou não fazer. Quem vai saber cuidar da cidade e de repente o telefone sempre toca e é a esposa. Perguntando aonde ele está ou pedindo para trazer algo e eles ás vezes até se queixam de tal cobrança.

Já os jovens, preferem ficar com seu fone ligado e dormindo. Alguns até conversam sobre como anda a escola, shows que pretendem ir, eventos, festas e reggaes. Se for garoto, já falam mais sobre game e até futebol, os paqueradores falam de namoradas e os demais sobre games, futebol e música.

Pessoas diferentes, mas cheias histórias para contar, dias para reviver, papo pra botar em dia, desavenças, matar a saudade e marcar de se encontrar mais vezes.

O fim de linha chega, algumas pessoas soltam antes e outras depois. Com aquele sorriso, dando Tchau e dizendo até amanhã, alguns já moram próximos e vão juntos. Os mais educados, dão boa noite e agradecem ao motorista. E quando chega no outro dia, é uma nova história, novos papos, um novo recomeço, mas sempre as mesmas pessoas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s